SEMANA DA PÁTRIA

 

Setembro... mês em que comemoramos o Dia da Pátria. Pátria de sonhos, de esperanças, de cores. Cores que anunciam a beleza da natureza. Cores que anunciam dias melhores. Dias de medalhas, em que todos os brasileiros terão a oportunidade de subir aos pódios do progresso, do crescimento econômico, da distribuição de renda e da justiça social. Medalhas para todas as modalidades de anseios e sonhos.   Assim, que melhor presente poderia ganhar a nossa Pátria? Que presente daremos a nós mesmos? Ora! Daremos a bravura de um povo que nunca desiste de lutar, que cresce na consciência da cidadania; povo alegre, sorridente; que mesmo em meio às agruras, reúne forças e vai mais um pouco.
Brasileiros! Doemos ao Brasil a nossa raça, a nossa fé. Doemos o sorriso de nossas crianças e a energia de nossos jovens. Avancemos para corrigir os erros do passado. Vamos construir um país melhor!

Liberdade e Independência foram os ideais proclamados em sete de setembro de 1822, e a história nos mostra que os mesmos podem ser questionados quanto ao seu verdadeiro sentido. A realidade brasileira é um exemplo disso, revelando que não somos verdadeiramente livres: políticos corruptos, políticas públicas injustas e doenças sociais como a violência e a impunidade estão deixando nossa sociedade doente. Então eu pergunto: O que eu, você ou todos nós estamos fazendo para mudar isso?

Sete de setembro é considerada uma data memorável, pois foi neste dia, há quase 200 anos que o Brasil, pela voz de Dom Pedro II, declarou-se independente. Hoje apesar de questionada, esta independência deu-nos de presente uma Pátria, que é nossa terra. E amar esta terra, amar e valorizar as belezas do nosso Brasil é o nosso dever! Devemos ter orgulho de sermos brasileiros, pois essa também é nossa história.

Durante a semana da Pátria foram realizadas homenagens cívicas, onde todas as turmas se organizaram com seus professores regentes para as apresentações cívicas.

 

 

 

Projetos

Projeto "Viva sem Drogas"

O Projeto "Viva sem Drogas" foi trabalhado em nossa escola pelos professores e pela Brigada Viva sem Drogas, com todas as turmas do ensino Fundamental e Médio, onde foram realizadas várias atividades, entre elas palestras, pesquisas, paródias, poemas, produção de textos, teatros, confecções de folderes, cartilhas educativas, criação de jinglles e outros. Veja o vídeo em nosso blog: eebheliolentzpuerta.blogspot.com que mostra nossos alunos realizando as atividades em sala, e depois num momento de socialização e apresentação dos trabalhos a toda unidade escolar.

PROJETO "COLCHA DE RETALHOS"

ESCOLA: E.E.B. HÉLIO LENTZ PUERTA

MUNICIPIO: BOM JESUS – SC

GERED: 5ª XANXERÊ

DIRETORA: EURILDES RODRIGUES MARMENTINI

ASSESSORA DE DIREÇÃO: ELIANE CASSOL

ORIENTADORA ESCOLAR: CLEUDETE NEVES NARCISO SCHUH

ATP: ELIZETE SELERY DE GODOY

 

Email: eebheliopuerta@hotmail.com

 

Fone: 0xx 49 3424 0146 

PROJETO COLCHA DE RETALHOS

        JUSTIFICATIVA:

        Quantas vezes sentamos ao lado de nossos avôs ou mesmo de nossos pais para escutar aquelas longas histórias que compuseram a vida e a trajetória da nossa família e, portanto, a trajetória da nossa vida? Quantas vezes paramos para pensar na importância do nosso passado, nas origens de nossa família, e mais, de nossa comunidade? Indo um pouco mais longe, quantas vezes paramos para pensar de que forma a cultura da nossa cidade e de nosso país influencia o nosso modo de ver as coisas?

        Pois é. Nós somos aquilo que vivemos. Somos um pouquinho da vida de nossos pais e avós, da nossa escola, do nosso bairro, das pessoas que estão a nossa volta, seja na cidade ou no país onde vivemos.

        OBJETIVO:

        Buscar a nossa própria história, conhecendo a nós mesmos e tudo o que nos rodeia, para assim respeitar a cultura e os sentimentos daqueles com quem compartilhamos a vida. 

        DISCIPLINAS:

        Língua portuguesa; História; Geografia; Biologia e Artes.

        PROFESSORES ENVOLVIDOS:

        Catarina Portelle, Edina Tomazini, Eliane Cassol, Valério Carbonera, Rosana Bazi, Julcimara Debastiani.

              METODOLOGIA:

·            Os alunos das turmas do Ensino Médio foram estimulados a participar dessa atividade assistindo o Filme – Quem quer ser um Milionário; que retrata toda a história de vida de um menino, desde a sua infância até a sua juventude. Após os alunos trabalharam sua história de vida escrevendo suas Biografias (Língua Portuguesa, História e Geografia), desenharam sua Árvore Genealógica (Biologia), confeccionaram a Colcha de Retalhos – onde os alunos com pedaços de tecidos pintaram imagens que representam fatos marcantes de suas vidas, após foram costurados os pedaços de tecidos formando a colcha que foi exposta na escola (Artes).

      

COLCHA DE RETALHOS DA 1ª SÉRIE 1 ENSINO MÉDIO

COLCHA DE RETALHOS DA 3ª SÉRIE 2 ENSINO MÉDIO

 

VISITAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DAS BIOGRAFIAS – 2ª SÉRIE 1 ENSINO MÉDIO

 

EXPOSIÇÃO DE CARTAZES COM ÁRVORES GENEALÓGICAS